Alunos passam horas na fila para ter acesso a passe estudantil no DF

Alunos passam horas na fila para ter acesso a passe estudantil no DF
No começo do ano letivo, estudantes do Distrito Federal estão passando por um teste físico e de paciência para conseguir a recarga do passe estudantil. Nesta quarta-feira (8/2), mais uma vez, centenas deles enfrentaram filas quilométricas. Alguns tiveram de matar aula e ficar mais de quatro horas esperando para ser atendido pelo Transporte Urbano do DF (DFTrans).
A estudante Marcella Freitas do Nascimento, 18 anos, precisou faltar ao primeiro dia de aula para resolver seu problema. A jovem foi cedo ao posto do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto, para recarregar o cartão. Mas quando chegou, por volta de 8h30, a fila já era grande e ela só conseguiu ser atendida ao meio-dia. “Preferi matar uma manhã de estudo, pois não dá para ficar pagando R$ 5 na passagem”, reclama.

O motivo das filas é o grande número de estudantes que não teve o cartão renovado para o início do período letivo. “Eles (DFTrans) mandaram um e-mail dizendo que os cartões estariam funcionando a partir do dia 1º deste mês. Mas testei nos últimos dias e ele foi recusado”, conta a estudante Marina Menezes Maia, 23, que também passou horas na fila da rodoviária na manhã desta quarta (8).O problema teve início no começo da semana e houve até quem pediu para amigos e familiares guardarem lugar na fila. “Uma mulher na minha frente ligou para um colega e avisou que já estava chegando ao guichê. Logo depois, chegaram quatro pessoas e entraram na fila”,denuncia a estudante Ana Karolina Marra Nogueira, 25, que esperou quatro horas para ter a recarga nesta terça-feira (7). A jovem afirma que até tentou usar o cartão, mas a mensagem de “inválido” apareceu na catraca do ônibus.