Vereador Everaldo Veículos homenageia os nordestinos na sessão da Câmara

Vereador Everaldo Veículos homenageia os nordestinos na sessão da Câmara
Os nordestinos têm um papel fundamental no crescimento do país
Na sessão de hoje 24/05 o vereador e vice-presidente da Câmara Everaldo Veículos aproveitou o momento e parabenizou e homenageou os nordestinos que moram em Águas Lindas.  Em suas palavras, o povo nordestino tem um papel  importante no crescimento da cidade, tanto no trabalho ( mão de obra) como na economia do estado. “Os nordestinos são os maiores causadores do desenvolvimento e da construção do país, foram eles que construíram a Capital Federal. Gente ordeira e trabalhadora...parabéns!”, pontuou o vereador.
Os nordestinos são gente de coragem, que encaram o desafio e buscam melhores condições de vida, acordam de madrugada em busca do pão de cada dia com alegria e determinação.


Vereador Everealdo conversando com uma senhora nordestina que deixou sua terra pra tentar a vida em Águas Lindas GO

A migração nordestina

O fator econômico é o principal motivo responsável por desencadear os fluxos migratórios. No entanto, esse fenômeno pode ocorrer por aspectos políticos, religiosos, culturais, desastres ambientais, entre outros. No caso dos nordestinos, esses movimentos sempre estiveram relacionados à busca de melhores condições de vida.
Utilizando o mapa político do Brasil percebemos o trajeto do primeiro grande fluxo migratório dos nordestinos (século XIX), cujo destino foi a porção norte do país. Essa população foi motivada nesse século pelo Ciclo da Borracha, que se repetiu também durante a Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945.
Posteriormente, esclareça que a região Sudeste alcançou rápida industrialização durante a década de 1950, fato que atraiu pessoas de várias partes do Brasil em busca de emprego, em especial do Nordeste. Durante os anos seguintes, cidades do Sudeste passaram a ter imigrantes de praticamente todos os estados nordestinos.
Em seguida,  a construção de Brasília e a expansão da fronteira agrícola nas Regiões Centro-Oeste e Norte atraíram fluxos migratórios de nordestinos. Um ponto muito importante a ser enfatizado é que na última década ocorreu uma modificação nas correntes migratórias internas, uma vez que muitos migrantes estão retornando para as suas cidades de origem. Esse processo é consequência do aumento do desemprego nas grandes cidades. Em Águas Lindas a maior parte da população é composta de nordestinos.